Departamento de Estudos em Educação Matemática, Ciências e Tecnologias (DEEMCT)

 

Linhas de Pesquisa (DEEMCT)

 

LP1: Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e Matemática, suas tecnologias (TICs) e recursos

Coordenador: Prof. Doutor A. Felisberto Cupane

Estudos que abordam aspectos do processo de ensino-aprendizagem relativos à construção do conhecimento e à formação conceitual em Ciências, Matemática e Tecnologia.

As estratégias de ensino e aprendizagem
As dificuldades de aprendizagem
Factores cognitivos, afectivos e motivacionais
Proposição de materiais inovadores
Teorias relacionadas ao ensino e aprendizagem
Natureza do conteúdo de materiais e linguagem
 

LP2: Formação Inicial e Contínua de Professores em Educação Matemática, Ciências e Tecnologias

Coordenadora: Doutora Teresa Cuamba

Temáticas relativas à formação inicial e continuada de profissionais de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias, tanto em nível teórico quanto de práticas pedagógicas.

Processos de formação inicial e continuada
Fundamentos epistemológicos e pedagógicos
Políticas Públicas e Avaliação
Metodologias de ensino e práticas de docência
Concepções, ideias e crenças de estudantes
Investigações sobre formação de professores
 

LP3: Avaliação Educacional e Inovação Curricular em Educação Matemática, Ciências e Tecnologias

Coordenadora: Profa. Doutora Ana Paula Camuendo

Gerar conhecimento no campo da Avaliação Educacional, a partir da produção, sistematização, análise, divulgação de resultados de pesquisas relacionadas e da inovação de instrumentos, técnicas e abordagens da avaliação educacional.

Novos métodos de avaliação educacional
Estudos de avaliação em larga escala
Análise de factores associados à eficácia escolar
Avaliação de programas educacionais
Percepções na implementação do ensino integrado
Aspectos curriculares com perspectiva CTS/CTSA
 

LP4: Educação STE(A)M, Género, Sociedade e políticas de conhecimento

Coordenador: Professor Catedrático Jo António Capece

Visa o desenvolvimento de estudos da História, Cultura, Linguagem no ensino das Ciências, Matemática e Tecnologias articuladas as questões de género.

Relações entre fundamentos filosóficos e educação
Fundamentos estéticos da Matemática
Interculturalidade e Educação Matemática
Estudos historiográficos
Análise do funcionamento da linguagem
Cultura de género nas instituições de ensino
 

LP5: Pesquisas aplicadas, desenvolvimento experimental e inovação Tecnológicas

Coordenador: Doutor Castelo Vilanculos

Pesquisa basica que não tendo caracter educacional visa ao aumento do conhecimento teórico e prático nas areas afins as Ciencias Físicas, Químicas e Biológicas.

Pesquisa fundamental
Pesquisa aplicada
Desenvolvimento experimental
Estudos não abrangentes a saberes locais
Pesquisas colaborativas inter e transdisciplinares

Corpo Docente

Doutores

Docente Categoria Curso
Alberto Felisberto Cupane Prof Assoc Física
Ana Bela Bernardo Assist Univer Biologia
Ana Paula Camuendo Prof Assoc Química
Carlos Lauchande Prof Auxiliar Matemática
Faira Amade Ibrahimo Assist Univer Biologia
Jó António Capece Professor Catedrát Física
Júlio Gonçalves Muterua Cunela Prof Auxiliar Matemática
Juvêncio Manuel Nota Assist Univ Biologia
Teresa Lurdes Miguel Monjane Assist Est Matemática

Mestres

Docente Categoria Curso
Agnes Clotilde Novela Assist Univer Biologia
Alberto Antônio Uamusse Professor Auxiliar Matemática
Aldovanda Estrela Bata Vidade Assist Univer Química
Alexandrina Alexandre Uache Macamo Assist Univer Matemática
Amândio António Assist Univer Física
Atanásio Faustino Matsimbe Assist Univer Matemática
Celso Mateus Albino Assist Univer Matemática
Domingos Uchavo Assist Estag Efectivo Matemática
Geraldo Filipe Nhapulo Assist Univer Química
Lúcio Francisco Afo Assist Univer Matemática
Maria Lúcia Fernando Assist Univer Física
Nádia Yolanda de Mira Cristos Francisco Bruno dos Santos Assist Univer Física

Licenciados

Docente Categoria Curso
Amâncio João Tsambe Assist Univer Química
Basílio Alberto Assane Assist Univer Química
Salomão Eugénio Munguambe Assist Univer Matemática